Avançar para o conteúdo principal

Informações importantes para quem aderir a um serviço de telecomunicações

Cada vez mais as famílias portuguesas procuram ter serviços de televisão, internet, telefone fixo e telemóveis em casa, porém nem todos os contratos com operadoras correm da melhor maneira, por isso se estão a pensar em fazer um novo contrato tenham em conta as seguintes indicações que vou dou baseadas na minha experiência como consumidora e vendedora:

O bicho das fidelizações:

Muitas pessoas ainda não sabem como funciona isto da fidelização, e antes de afirmarem que viram nas noticias que a fidelização é ilegal tenham em mente o seguinte:
  • O cliente pode optar por não ter nenhum contrato ou então em vez de ter um contrato de 24 meses, pode optar por um contrato mais pequeno, porém esta opção vai impedir o cliente de usufruir de ofertas (por exemplo oferta da primeira mensalidade), ou de descontos que tornam o serviço mais atrativo financeiramente. Além disso um cliente que pretenda não ter fidelização terá sempre e em qualquer operadora pagar o valor da instalação.
Além disso a fidelização é uma salvaguarda para o cliente e uma forma de garantir que o cliente não sofre aumentos indevidos durante os meses de contrato. São exceções a estes aumentos, os consumos feitos fora do plano de ofertas (por exemplo chamadas para números moveis feitos de telefone fixo), a alteração do IVA, e os aumentos anuais que as empresas praticam.

Os misteriosos 14 dias de livre resolução contratual:

Cada caso é um caso, porém a lei prevê que cada nova adesão que seja feita sem que seja o cliente a procurar o serviço (entenda-se o telemarkting e os vendedores porta-a-porta), tem 14 dias para experimentar o serviço e cancelar caso o mesmo não funcione de acordo com o que está contratado. Apenas neste caso o termino de contrato é válido. Os 14 dias podem ser aplicados caso o cliente pretenda cancelar sem problemas de ordem técnica, mas nesse caso e caso tenha usufruído de uma instalação gratuita, terá que pagar o valor da mesma, já que a empresa não vai ter o retorno do valor investido.

Como aderir:

Ao contrario do que muita gente pensa a maneira mais "perigosa" de fazer adesões a contratos é nos vendedores porta-a-porta. De todos os meios que existem para vender serviços, esses são os que não são controlados. Se pretendem ter a certeza que estão a aderir a uma campanha válida, visitem uma loja ou então liguem para a linha de apoio e peçam para conhecer as promoções em vigor. Tanto nas lojas, como no call-center oficial existe um enorme controlo de qualidade que serve para nunca prejudicar o cliente.
Os contactos de telemarkting também são uma boa opção porque muitas vezes esses canais de venda tem promoções ainda mais atrativas, porém em qualquer contacto oficial, além de o operador se identificar, ele terá sempre que indicar ao cliente que a chamada é grava.

Já aderi e agora?

Se o serviço estiver a funcionar bem, parabéns! Se surgir algum problema devem logo contactar a linha de apoio e ver o que se passa. É preciso entender se será um problema especifico ou se é um problema geral do prédio ou da zona de residência. Tenham em atenção os prazos. Se detetam um problema tentem que a resolução seja rápida e nunca mas mesmo nunca deixem passar os 14 dias.

Já acabou a fidelização, como posso cancelar o serviço?

Podem ir a uma loja oficial ou então podem simplesmente enviar uma carta registada com aviso de receção para a vossa operadora e solicitar o cancelamento do vosso serviço. A carta deve conter dados como o vosso numero de cliente, BI e NIF e estar devidamente assinada pelo titular do contrato. Confirmem sempre a data de emissão da última fatura para evitar surpresas.

Comentários

  1. Espetacular gostei bastante do post, bem informativo. Beijokas :)

    ❤ Célia Santiago
    Diário Feminino
    FacebookInstagramYouTube

    ResponderEliminar
  2. Adorei as tuas dicas e a informação
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Uau, não sabia assim disto tanto ao pormenor!
    Gostei muito, fiquei mais informado!
    Falei sobre ti num dos meus posts, passar por lá e vê os #meus 5 blogues favoritos
    Beijinhos
    José Pinheiro
    curio-so.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Bons conselhos :) Eu aprendi muito com a antiga TvCabo... que pesadelo! Btw, porque e que estao sempre a mudar de nome? :/
    Bjinhosss e boa terca*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh pah não vou por agora partilhar a minha opinião sobre isso!

      Eliminar
  5. Eles dão-nos sempre a volta. Quando acaba um contrato, baixam o preço mas dizem que temos de fidelizar de novo. Enfim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas isso é legal, cabe ao cliente aceitar ou não!

      Eliminar
  6. Um post interessante e essencialmente informativo! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Óptimas dicas!
    Um post muito útil!
    Beijinhos! Boa semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  8. Teresa informações importantes, é sempre bom ficar sabendo, seu post foi bastante informativo Teresa bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  9. Ótimas informações, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  10. Muito útil você trazer esse tipo de dica por aqui,
    apesar de não se aplicarem as mesmas leis ao Brasil me vi interessada em pesquisar sobre o item dos 14 dias, se por aqui há algum semelhante.
    Fiquei um pouco surpresa com o plano de fidelidade exemplificado ai ser de 24 meses, por aqui é 12 no máximo.



    Beijinhos
    Pryh
    *~Lírios Ao Mar~*

    ResponderEliminar
  11. Não sabia isso das fidelizações :) obrigada pela informação.
    Bjxxxx

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde, no meu caso estou informado sobre o que fazer e como negociar com as operadoras, minha fidelização vai terminar, vou deixar a mesma terminar o que não vai aumentar os custos, depois calmamente vou negociar para baixar e bem o valor do serviço, acha que faço bem?.
    AG

    ResponderEliminar
  13. Gostei muito do post, na verdade do blog inteiro. rsrsrs abraços


    http://nintudo.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

TAG| 100 perguntas que ninguém pergunta

Sabendo como eu gosto de responder a TAGs a Matilde do blog "O Cantinho da Tily", nomeou-me para este desafio bem simples e divertido. As regras são simples, responder às 100 perguntas, e nomear quem quisermos. Vamos a isso? 1. Você dorme com as portas do seu armário aberta ou fechada? Prefiro fechada por uma questão de organização, mas não me faz diferença. 2. Você leva embora os shampoos e condicionadores dos hotéis? Sim!!! 3. Você dorme com seu edredão dobrado para dentro ou apra fora? Tanto faz! 4. Você já roubou uma placa de rua? não, mas confesso que gostava de ter uma! 5. Você gosta de usar post-it? Adoro! 6. Você corta cupões, mas depois nunca usa? Sim! 7. Você prefere ser atacado por um urso ou um enxame de abelhas? Venha o diabo e escolha! 8. Você tem sardas? Nop. 9. Você sempre sorri para fotos? Quase sempre! 10. Qual é a sua maior neura? Ui se as coisas não levarem o rumo que eu quero fico do pior! 11. Você já contou seus passos enquanto você andava? Sim. 12. Você já fez x…

As férias acabaram... Como é que ficaram os animais abandonados?

Existe uma dura realidade que após as férias de verão fica esquecida. Se no inicio do verão as campanhas de sensibilização são muitas (e mesmo assim não são suficientes), a verdade é que depois dos dias dourados de verão, já ninguém pergunta o que aconteceu ao cão idoso que abandonaram às portas de uma instituição, ou então como está aquele cachorrinho que deixaram na beira da estrada.
A minha pergunta para vocês é: Afinal o abandono está a diminuir?
E infelizmente a resposta é não! No final do verão contactei várias instituições que recolhem animais e as respostas são sempre iguais: Não! Não diminuiu.
Para vos ilustrar esta realidade, pedi a várias instituições dados sobre o abandono de animais durante os meses de verão, porém só a Associação Midas no Porto é que se ofereceu para disponibilizar dados concretos:

2015 - 53 animais acolhidos pela instituição.
2016 - 107 animais acolhidos pela instituição. 
2017 - 71 animais acolhidos pela instituição.

Porém antes de começarem a bater palma…

A menina bonita

Decerto que lhe conhecem a imagem, a menina de nove anos, chama-se Kristina Pimenova, e é já considerada uma das raparigas mais belas dos últimos tempos.
A criança, é modelo para marcas como Armani, Vougue e Dolce & Gabanna, e desde os 3 anos que assina contratos milionários. Kristina Pimenova, nasceu em Moscovo, e está inscrita em agências de modelos desde tenra idade. Quem patrocinou tudo isto?! A sua mãe, Glikeriya Pimenova, também uma ex-modelo, tem levado a filha à ascensão, porém, tem também sido criticada por isso. Além de muita gente a criticar por não permitir que Kristina tenha a vida de uma criança normal, a mãe da mesma é ainda mais criticada por ter permitido que recentemente a filha pousasse maquilhada e vestida de forma pouco própria para a sua idade. Glikeriya Pimenova, gere os contratos milionários da filha, bem como as redes sociais da mesma que já tem mais de 300 mil seguidores. Porém não é o numero de seguidores que vai determinar a infância que muitos dizem p…