Avançar para o conteúdo principal

"A cada 40 segundos alguém decide morrer"

Não é fácil falar de suicídio... Não é fácil lidar com a morte, muito menos com uma morte que é desejada e muitas vezes planeada.
Eu tinha a minha ideia sobre o suicídio, mas quando um amigo de um amigo meu se suicidou, eu percebi que que as coisas mudam mais rápido do que podemos esperar, e que nada é certo ou garantido.
Não sei se é cobardia ou coragem. Talvez sejam os dois, ou talvez seja nenhum!

Os Sinais de alarme.

Desde esse caso, que eu fiquei mais atenta aos sinais, doar objetos e bens, apatia, tristeza intensa, falar muitas vezes da morte.
Não tenho medo de falar da morte, até porque falar bem, e se conhecerem alguém com estes sintomas não critiquem, não digam "ah não penses nisso" ou "deixa-te de coisas". Um pensamento suicida não é uma coisa. É algo premeditado, e a falta de compreensão ou o facto de menosprezarmos esse pensamento pode piorar a sensação de falta de compreensão do sujeito.
Uma coisa de homens...

Apesar de ser recorrente em ambos os sexos, estudos apontam que os homens são aqueles que levam o suicídio em termos, já as mulheres tentam mais vezes a prática, mas muitas vezes sem sucesso.

Escrevi este post depois de ler um artigo da revista Happy de fevereiro. Enquanto o lia lembrei-me do funeral desse rapaz, de como inúmeras vidas mudaram por causa do ato dele. A verdade é que o gesto dele ensinou a toda uma escola uma verdadeira lição, uniu amigos, deu força a muitos que a tinham perdido.
O que eu quero dizer é que quando alguém decide acabar com a vida, não está só a determinar o seu fim, está a mudar para o bem e para o mal, a vida de muitas pessoas à sua volta.

Comentários

  1. Acreditas que é um assunto que me assusta imenso? Estar mesmo à frente dos meus olhos e não perceber o quão grave possa ser.
    E sou muito atenta acredita mas tenho medo que alguma vez "isso" me ultrapasse.
    Gostei da forma como abordaste este post. Um abanão!
    Beijinho
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. É difícil lidar com a morte, principalmente quando se tratou de uma "decisão" :(
    Beijinho
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Excelente post... incrivel e realmente muito preocupante, ainda oontem postei este artigo do jornal Metro, http://metro.co.uk/2017/02/22/be-patient-with-that-friend-who-always-cancels-they-might-have-social-anxiety-6463202/?ito=facebook
    cada vez mais as pessoas teem tendencia para se isolarem, so sentindo bem em sitios seguros... eu por mim falo, que ja tive uma depressao e volta e meia sinto me a recair, vivo um dia de cada vez e penso nas coisas boas da minha vida e isso da-me forcas para seguir em frente... mas nao e facil de todo...
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  4. E ultimamente só ouvimos notícias de suicídios e de jovens,...nem é bom pensar,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  5. É um tema muito profundo mais é uma alerta essa postagem,
    obrigado pela visita,
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  6. Isso e muito difícil lidar com isso
    nem sei que diga
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Todos nós somos, imediatamente que nascemos, sentenciados com uma 'sentença de morte' incontornável. O tempo que vamos estar no "corredor da morte" varia devido a diversos factores.
    Depois... existem aqueles que querem decidir por si, encurtar esse tempo.
    Porque o fazem? Em alguns casos nunca o saberemos, mas que de forma directa ou indirecta acaba por afectar terceiros, isso é uma verdade.
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  8. Creio que na maioria dos casos o suicídio é cometido por pessoas que estão doentes (depressão). E que, muitas vezes, as pessoas mais próximas não se apercebem dessa doença, que tem origem em diversas causas.
    Também não sei se há coragem, cobardia ou uma mistura de ambas no suicídio...
    Continuação de boa semana e bom Carnaval, amiga Teresa.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  9. Como se costuma dizer, são horas do diabo!

    Com muito carinho,
    Diamonds In The Sky, Daniela Silva
    Também estou no facebookFanpage do blog, põe um gosto! e no instagramInstagram

    ResponderEliminar
  10. É uma estatística alarmante, infelizmente como venho do concelho do país onde se verificam mais suicídios, é algo que tenho visto acontecer deste pequena... :( Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  11. É um assunto bastante delicado, até porque não é um ato que implica só quem o comete

    ResponderEliminar
  12. Me lembrei agora de uma frase que uma amiga postou uma vez, de que as pessoas que pensam em suicídio não estão querendo desistir da vida e sim se livrar da dor, o que acaba sendo maior fonte de sinais que podemos observar, como você falou a tristeza intensa e coisas do tipo.

    Beijinhos
    Pryh
    *~Lírios Ao Mar~*

    ResponderEliminar
  13. Um tema que nos faz reflectir... e estar mais atentos aos outros... que podem precisar de nós...
    Gostei imenso do teu post
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

TAG| 100 perguntas que ninguém pergunta

Sabendo como eu gosto de responder a TAGs a Matilde do blog "O Cantinho da Tily", nomeou-me para este desafio bem simples e divertido. As regras são simples, responder às 100 perguntas, e nomear quem quisermos. Vamos a isso? 1. Você dorme com as portas do seu armário aberta ou fechada? Prefiro fechada por uma questão de organização, mas não me faz diferença. 2. Você leva embora os shampoos e condicionadores dos hotéis? Sim!!! 3. Você dorme com seu edredão dobrado para dentro ou apra fora? Tanto faz! 4. Você já roubou uma placa de rua? não, mas confesso que gostava de ter uma! 5. Você gosta de usar post-it? Adoro! 6. Você corta cupões, mas depois nunca usa? Sim! 7. Você prefere ser atacado por um urso ou um enxame de abelhas? Venha o diabo e escolha! 8. Você tem sardas? Nop. 9. Você sempre sorri para fotos? Quase sempre! 10. Qual é a sua maior neura? Ui se as coisas não levarem o rumo que eu quero fico do pior! 11. Você já contou seus passos enquanto você andava? Sim. 12. Você já fez x…

Giveaway | Dourado é a melhor cor

O blog e a sbnails voltaram a firmar uma parceria e desta vez, foi para mimar os meus leitores. Agora que o verão está no auge, todos nós procuramos ter uma pele dourada e fresca, por isso este sorteio dá-vos a oportunidade de ganharem um Óleo Bronzeador Urucun Rosa Mosqueta:

Prémio:
O óleo de Rosa Mosqueta ajuda a acelerar a pigmentação da pele de forma natural. Proporciona à pele um bronzeado intenso, duradouro e com tom dourado.
Perfume Tropical floral com aroma da rosa mosqueta. Este é mais um dos produtos da linha body Screts, enriquecido com minerais que protegem a sua pele do ressecamento e deixando-as mais hidratadas.
Sua fórmula contém agentes hidratantes, óleo de grainha de uva, óleo de soja, pró vitamina A, vitamina E, extrato de cenoura e extrato de Guaraná.

Informações Importantes:

Inicio: 14 de julho de 2017
Fim: 18 de agosto de 2017

Envios feitos apenas para Portugal continental.
Só podem participar pessoas maiores de 18 anos. Se forem menores peçam a um adulto que autorize a…

Giveaway | Cabelos ao vento

Depois do sucesso dos últimos sorteios, achei mesmo que os meus leitores e seguidores mereciam mais e por isso e como revendedora Oriflame decidi sortear uma escova de cabelo ideal para escovar e dar brilho.

Prémio:


Escova de cabelo multi-funções da oriflame. ideal para escovar e dar brilho.

Informações Importantes:

Inicio: 12 de março de 2017
Fim: 08 de abril de 2017

Envios feitos apenas para Portugal continental.
Só podem participar pessoas maiores de 18 anos. Se forem menores peçam a um adulto que autorize a vossa participação.
Para participar é imperativo preencher o seguinte formulário.

Regras:

O sorteio vai ser feito apenas através de um sistema de pontos, cada requisito vai valer um determinado numero de pontos e depois cada ponto vai corresponder a um numero. O vencedor será calculado através do sorteador online.

Preencher o formulário de participação. (obrigatório)
Comentar este post a dizer que vão participar. (obrigatório)Ser seguidor do blog. (3 pontos)Seguir o blogno facebook. (3 …